
Olá viajantes... Estivemos em Portillo (mais ou menos duas horas da capital chilena) há alguns anos, num bate-volta de Santiago.Dessa vez, em julho de 2016,diante da total falta de neve em Nevados de Chillan, que era nosso destino, refizemos nosso roteiro e voltamos a Portillo.
Inicialmente, fiz buscas na internet e constatei que só havia opções de 7 ou 4 noites, com refeições inclusas e ticket para esquiar. Não poderíamos ficar as 4 noites então, colocamos as malas no carro e decidimos arriscar a hospedagem.
Pesquisei umas cidades próximas e vi que Los Andes está a 60Km de Portillo e um lugarejo bem simples, Guardia Vieja, estava ainda mais perto de Portillo (20 Km)
Melhor subir e arriscar um lugarzinho no hotel Portillo, desde que tenha espírito aventureiro e esteja preparada para uma recusa...ta ok!
Realmente é caro, por ser único, por ser longe, por ser lindooooo... Mas fizemos umas contas para vocês e tenho certeza que vão achar um pouco mais em conta!!!
Aluguel de equipamento completo: $27.000 (U$ 42):
Ticket de esqui: $42.000 em alta estação ou $ 31.000 em baixa
Obs. Considere-se alta estação a partir de 02/07 até 05/2016, sábados domingos e feriados.
Se for com almoço incluso, os preços aumentam:
$ 50.500 e $ 39.500, respectivamente
Importante lembrar que em Portillo não aluga roupa para a neve, apenas equipamentos. Suba a montanha previnda e se não tiver as roupas adequadas, pode alugar em lojas especializadas, como a SKi total que sempre indico.
Veja site oficial:www.skiportillo.com
Aqui no Chile sempre vale pedir descontos. Sério mesmo! Conseguimos o equipamento para usar meio dia no mesmo valor do Kids:$21.000 (U$32), completo e com capacete.
O ticket de meio dia sai $34.000 (U$ 52)
1 diária na hospedaria, com banheiro coletivo, sai a U$ 140. Com banheiro privativo, sai a U$ 240.
Ambos dão direito a 4 refeições (almoço do dia que entra, lanche, jantar e café da manhã do dia de saída), além dos Tickets pra esquiar no dia de entrada e no da saída.
Além do banheiro privativo, a diferença da hospedagem é na alimentação: as refeições da mais barata são feitas no 1. Andar, tipo self service. Já do octogono, são no 2. Andar, tipo gourmet.
Essas acomodações ficam atrás do hotel, mas dão acesso a todos os serviços dele, inclusive a piscina térmica, aulas coletivas e outros benefícios ...mas não se assutem porque o quarto é beeeeem pequenininho. Com beliches e um pequeno espaço para acomodar as bagagens, pequeno mesmo, Mas vale demais! É muito incrível dormir na montanha, ver o entardecer diferente e aquela neve branquinha brilhando nos primeiros raios de sol. Sempre recomendo! Mesmo sem tanto (ou quase nenhum) conforto assim kkk
Mas se estiver disposto a se hospedar com mais conforto, o hotel Portal do Sol te encherá de mimos e diversas ativdades ao longo do dia. Tipo os resorts do nordeste.
Vamos as pistas!!! Só para lembrar que sou esquiadora iniciante mesmo e ando medrosa ... Esta minhas pistas são verdes e algumas azuis.
Não passo disso.
Então vou dar minha opinião sobre elas...
Não há bondinhos por aqui, só teleféricos e lefts.
Você já sai do hotel esquiando e pega o teleférico até a pista ...
Sai para o lado esquerdo e segue a pista verde, que no meu ponto de vista é azul. Elas se cruzam toda hora e segundo meus filhos, que esquiam beeeeem melhor que eu, as pistas azuis são sucesso!!!
As pistas são lisinhas, bem cuidadas mas não tão bem sinalizadas .
Das pistas azuis, tem uma gigaaaante que passa pelas vias rodoviárias (los zorros) e 3 das 3 verdes eu adorei uma , tipo caminhozinho sem muito declive, chamada Bajada Del tren que passa por um túnel que registra ser Portillo a estação mais antiga do Chile, funcionando desde 1910!!!! Fiquei imaginando como era esquiar naquela época... Os equipamentos, a estrutura...
Sai de lá com o sorriso no rosto dos dias lindos que curtimos e a certeza de que vale muito a pena ficar hospedado por aqui. pois me encantou muito esquiar em Portillo.
Se fosse recomendar um roteiro, diria para seguir viagem, cruzar a fronteira e parar em Mendoza (ou vice-versa), que fica a menos de 200km daqui. Uma amiga chegou de lá essa semana e adorou!!!!
Escolha a forma que te agrada e cabe no seu bolso e caia na pista. Garanto que vai adorar.
Uma opção baratinha pelo caminho, em Rio Blanco, é a cabana e restaurante Omega. Na beira da pista - camino Internacional km 34( restauranteomega1@gmail.com). Custa $6.000 por pessoa que fica a pouco menos de meia hora da estação Portillo, numa pista boa.
Em Guarda Vieja, quase 3 km adiante ,tem uma hospedaria lá ventiqueros, na beira da estrada Tb, depois de km, $8.500 por pessoa . Um lugar bem ruinzinho que não vale a pena nem passar perto kkkk.
Ah! Programe-se para no caminho de volta, relaxar no Hotel del Valle (Enjoy Santiago), a 60Km da capital Chilena, e curta o Cassino e todas as mordomias do lugar e seu delicioso SPA, como já postei aqui. Consegui uma diária por U$ 110,00 o casal, com café da manha incluso (pelo site do Booking) e amei.
Volto cada vez mais apaixonada por esse País e sempre querendo descobrir seus encantos, com preços acessíveis para a maioria dos mortais.
Até breve Chile!
Comentar