Os preços mais baixos garantidos para o aluguer de automóveis em mais de 6.000 locais em todo o mundo

 

Os preços mais baixos garantidos para o aluguer de automóveis em mais de 6.000 locais em todo o mundo

 

Reserve seu hotel online

 

 

Você está aqui

SERGIPE: 195 anos de sua Emancipação Política. Terra do meu coração.

  • Total de visitas: 1304775
  • Unique Visitors: 201025
  • Registered Users: 3266
  • Last Registered User: kerriewest51854230
  • Published Nodes: 115
  • Your IP: 54.158.198.141
  • Since: 02/27/2014 - 13:02
O nascer do sol nas praias da capital sergipana
Os arcos da Orla de Atalaia

 

Olá viajantes...hoje meu Estado comemora 195 de Emancipação Política (antes, pertencia a nossa vizinha Bahia) e temos muito a comemorar. Mesmo os sergipanos (dentre os quais me incluo) conhecem pouco nossa terra, por isso não poderia deixar passar esta data especial para destacar alguns locais que valem a pena ser desbravados.

Vamos começar pela capital, ARACAJU, como já falei diversas vezes aqui no blog, com todos seus encantos. 
Hospedar-se na Orla de Atalaia já inicia um super programa, pois a estrutura de bares, restaurantes e locais de diversão estão concentradas ali, inclusive com uma filial do Projeto Tamar. Siga em direção à Passarela do Caranguejo e prove a melhor iguaria do nosso pequeno Estado.

Curta as praias mais distantes, da Rodovia Jose Sarney e não perca o pôr do sol da Orla homônima. Aliás, não canso de repetir que o passeio por esse local, para mim, é o mais bonito da cidade, curtindo a Crôa do Goré ou Viral. Ainda tem o Museu da Gente Sergipana (iterativo) e toda história do centro da cidade, que já falamos por aqui.

O segundo local mais visitado do Estado é XINGÓ, no sertão (na cidade CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO) com o deslumbrante Cânion de São Francisco. Se seu tempo é curto, vale a pena encarar a cansativa viagem de bate e volta (2 horas para chegar lá) e curtir aquele lugar incrível. Os "pacotes" já incluem o passeio de catamarã (barco), com direito a uma paradinha para um banho nas límpidas águas naquela imensidão de paredões e almoço no Bar flutuante (comida a quilo, não muito saborosa). Mas se você puder separar dois dias, siga até lá, curta as belas paisagens com calma, visitando o museu do cangaço, a hidrelétrica e inclusive a vizinha Piranhas/AL (conto para vocês isso depois em outro post).

Na linda Serra de Itabaiana, na cidade que lhe deu o nome, é possível curtir o turismo ecológico, com trilhas e praticar rapel. Várias cachoeiras e o tão conhecido Poço das Moças, sendo imperdível a visita ao Parque dos Falcões, aos pés da Serra, principalmente com crianças. Além de uma aula sobre as aves de rapina (o idealizador Percílio demonstra o amor pelo que faz), a estrutura do local de recuperação desses animais, reconhecida nacionalmente, encanta qualquer visitante. E ainda nos dá o “direito” a curtir o pouso de um falcão super treinado no braço de quem se encorajar, tudo com a maior segurança (www.parquedosfalcoes.com.br).

Ainda temos as praias do Norte, com destaque para PIRAMBU, que hospeda outro Projeto Tamar, de menor estrutura. No caminho a este Município, uma passadinha no Poço Azul é sugerida, desde que não seja nos finais de semana (muvucado). A cor da água faz jus ao seu nome.

Como não visitar as praias do litoral sul do Estado, começando por CAUEIRA, ABAÍS, SACO. Praias limpas, de águas mornas e areias planas de vasta extensão. A estrutura é simples, o que dá um charme ainda maior. Na entrada do Abaís, parada obrigatória (mais uma vez para as crianças), na Lagoa dos Tambaquis. Águas claras permitem que os visitantes alimentem os peixes que os cercam e impressionam. Dá para curtir o dia no local, no gostosinho restaurante Lagoa Azul (simples, boa comida e preço justo).

Mais uma vez, recomendo curtir o sol se pôr nas dunas do Saco, onde são alugados quadricíclos para facilitar nossa vida.

Ai Sergipe...menor Estado da Federação com tanta coisa para falar que me perco nas palavras.

A Cachoeira de MACAMBIRA, a ILHA DO OURO, a FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO, a histórica LARANJEIRAS, as tradicionais Festas Juninas, desde a capital até os barcos de fogo de ESTÂNCIA (e suas "guerras" de buscapés), assim como CAPELA, com sua famosa festa do Mastro e cavalgada acompanhada de tiros de bacamartes, sem esquecer a 4ª. Cidade mais antiga do Brasil, SÃO CRISTÓVÃO, a primeira capital do Estado, com suas obras arquitetônicas que viraram patrimônio histórico da humanidade. Depois de visitar suas igrejas, conventos e museus, parada obrigatória para se deliciar nos biscoitos das freiras (leves, com um certo sabor de limão), cujo aroma fica nos nossos sonhos.

Sei que ainda tenho muita coisa para falar, mais ainda para conhecer, mas não posso deixar de declarar o meu amor a minha terra para que todas as pessoas loucas por viagem compartilhem desse mesmo prazer. Não deixem de conhecer...quem sabe a gente não se encontra por aqui?

“Há 195 anos Sergipe foi emancipada, desvencilhando-se da Bahia. Pelos baianos, é sempre chamado de quintal daquela terra, mas consideramos isso um elogio já que é no quintal que todos gostariam de estar na maior parte do tempo, local onde são feitas as confraternizações e onde guardamos os momentos felizes.

Nosso quintal, que para mim é um jardim, tem problemas, principalmente nos dias atuais. Mas seu povo cortês, seus belos e guardados tesouros já conhecidos por alguns turistas torna esse pequeno Estado maior que nossos corações. 
Parabéns Sergipe!! Minha terra de corpo, alma e coração.

 

Espero que você cresça mantendo esse ar interiorano, servindo-nos das mais belas paisagens, sem que destruam todo seu "gramado" para tentar transformar em edificação. Continue sendo quintal, com seu ar fresco e águas platinadas porque aqui é local de gente feliz!”

(Homenagem a meu tio Cleomar Brandi, o baiano que mais amava essa terra e que certamente teria feito uma crônica no dia de hoje).

 

  

Categorias: 
Meus destinos

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esta pergunta serve para testar se você é um humano ou não para prevenir envios automáticos.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.