Os preços mais baixos garantidos para o aluguer de automóveis em mais de 6.000 locais em todo o mundo

 

Os preços mais baixos garantidos para o aluguer de automóveis em mais de 6.000 locais em todo o mundo

 

Reserve seu hotel online

 

 

Você está aqui

Exposição de Cazuza no Museu da Língua Portuguesa

  • Total de visitas: 1800150
  • Unique Visitors: 238534
  • Registered Users: 3585
  • Last Registered User: tylerdumolo162094
  • Published Nodes: 120
  • Your IP: 54.145.83.79
  • Since: 02/27/2014 - 13:02

Olá viajantes...como fã e estando em São Paulo, não tinha como perder a exposição Cazuza: mostra sua cara! 

Até fevereiro de 2014, é possível matar um pouco da saudade desse poeta que foi embora cedo demais, no Museu da Língua Portuguesa, situado na Estação da Luz, na capital paulista. Às terças e sábados a entrada é gratuita e nos demais dias, custa apenas R$ 6,00 (seis reais). Reserve pelo menos uma hora e meia para uma visitinha. Mas hoje quero contar para vocês o que achei da exposição deste mestre do pop-rock nacional.

Confesso que já subi até o primeiro andar feliz porque dentro do elevador rolam músicas do homenageado, já para entrarmos no clima. Quando as portas abrem, enormes letras vermelhas formam o nome dele, e os rostos das pessoas comuns, "tatuadas" com frases de músicas marcantes e inesquecíveis estampam o hall desta expo. A partir daí...um pouco de decepção. Isso mesmo...esperava muito mais!!! Vou tentar descrever minha experiência ao visitar os oito espaços destinados a esse cara.

Passamos um caminho escuro onde tem uma projeção da experiênca literária que muito influenciou sua música. Achei muito legal a comparação que fizeram das letras das músicas com alguns poemas nacionais, de vários escritores como Clarice Lispector (fiquei sabendo que ele gostava tanto que leu uma de suas obras 120 vezes!!!) e outros. A partir daí compreendi porque Cazuza estava neste Museu da Língua Portuguesa...não só pela beleza de suas letras, mas pela influência dos grandes mestres do nosso idioma.

Depois seguimos para uma espécie de túnel com efeitos de luz e músicas beeeem altas, com mixagens bem legais dos maiores sucessos...o som alcança a alma.

O próximo passo é seguir para uma sala com monitores que retratam a linha do tempo que relacionam os momentos importantes da nossa história com a vida do astro. Neste ponto, achei que deveriam relacionar suas músicas à história...enfim.

Depois, vamos para outro cômodo em que amigos, famosos e estudiosos descrevem o cantor e suas influências. Seguimos para uma parte beeeeem "massa", numa sala com um microfone num pedestal em que os visitantes podem "cantar" seus hinos. Minha segunda crítica: um Karaokê legal se não fossem as imagens que, não sei porque, não eram do roqueiro e nem dos seus clipes...meros desenhinhos que para mim não fizeram sentido algum!

Depois, alguns pequenos balcões com fones e letras impressas das músicas. Escolha alguma ou algumas delas e curta por um tempo...feche os olhos e se sinta num show... aquele que infelizmente nunca pude assistir!

Outro ponto legal fica numa sala com fotos gigantes deste poeta irreverente, com reproduções dos seus escritos onde é possível escolher uma palavra e ouvir o que ele tem a dizer sobre isso. Vê-lo do início de sua carreira esbanjando saúde e no final da vida...com o ar ainda mais rebelde...emociona! E aí seguimos por um corredor com alguns poucos pertences deste mestre da língua portuguesa, onde seu inseparável allstar, óculos ryban e a bandana usada na sua fase terminal nos deixa um pouco mais perto dele (além de suas escovas de dentes também expostas). Pouco demais!!!

Ahhhhh! E não saia sem registrar sua visita e tirar uma foto com um dos váááários trechos das músicas mais famosinhas do cantor, o qual ficará "tatuado" em você. Eles mandam na mesma hora para nosso email.  

Achei que valeu...pelas lembranças e por toda a sua história. E ainda pela lição aos que não puderam desfrutar daquele período em que os jovens "bebiam" e "comiam" coisas boas...e outras nem tanto assim. Depois dessa... quero Renato Russo por aqui também!

São Paulo sempre me surpreende...

 

 

 

Categorias: 
Meus destinos

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esta pergunta serve para testar se você é um humano ou não para prevenir envios automáticos.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.