Os preços mais baixos garantidos para o aluguer de automóveis em mais de 6.000 locais em todo o mundo

 

Os preços mais baixos garantidos para o aluguer de automóveis em mais de 6.000 locais em todo o mundo

 

Reserve seu hotel online

 

 

Você está aqui

Aracaju, um brinde aos 159 anos destacando alguns dos seus encantos

  • Total de visitas: 1506397
  • Unique Visitors: 215942
  • Registered Users: 3452
  • Last Registered User: moshecawthorne073410
  • Published Nodes: 115
  • Your IP: 54.91.16.95
  • Since: 02/27/2014 - 13:02
lagos da Orla de Atalaia
Museu Olimpio Campos

Olá viajantes...a minha linda cidade está comemorando 159 anos de vida e eu não poderia deixar de prestar minha homenagem ao local que vivo e amo, contando para vocês, pessoas loucas por viagem, algumas coisas imperdíveis e inesquecíveis deste lugarzinho.

Esta jovem cidade, com pouco menos de 600.000 habitantes, capital do menor Estado do Brasil – SERGIPE, tem sol quase todos os dias do ano, mas não só as praias encantam nossos visitantes.

Começarei pelos pontos turísticos: sim eu a-d-o-r-o pontos turísticos!!!

A capital é pequena e acolhedora, com fácil locomoção pois o mar e o rio sempre indicam o caminho certo. Aconselho os visitantes a ficarem pelo menos três dias na cidade, mas garanto que se quiserem (e puderem) passar mais tempo encontrarão muita coisa para fazer e conhecer.

Separe ao menos um dia para conhecer um pouco da história daqui, cujo nome tem origem tupi: Aracaju- Cajueiro dos Papagaios.

Inicie seu tour pela Colina do Santo Antônio, local onde a cidade nasceu. A igreja é modesta e muito bonitinha e nos proporciona uma linda vista da minha terrinha.

De lá, siga para a Orlinha do Bairro Industrial, aprecie a ponte Aracaju-Barra (Construtor João Alves), cuja iluminação à noite é show, e se quiser pare para tomar uma gelada no Bar o Sapatão. Estará bem pertinho do Mercado Municipal onde vende frutas, verduras, carnes, mariscos, artesanatos e produtos da terra, além de abrigar alguns bares e restaurantes. Mas os detalhes do local estarão num post especifico...essa semana será recheada de Aracaju.

Mas depois de provar queijo coalho, as castanhas doces e comprar alguma lembrancinha regional, siga pela Avenida Ivo do Prado até a Praça Fausto Cardoso, conhecida como a dos três Poderes porque abriga a Assembléia Legislativa, o Poder Judiciário e a Prefeitura Municipal. A arquitetura encanta, principalmente a do Museu Olimpio Campos, cuja visita é imperdível. Ao lado, está o centro da cidade – Calçadão da João Pessoa, com lojas do comércio popular.

Ao fundo, a Catedral Metropolitana com toda sua beleza e magnitude. Está em reforma mas dá para apreciar sua beleza.

Volte para a avenida Ivo do Prado, aprecie a Ponte do Imperador construída para não levar a lugar nenhum, apenas para receber o Imperador D. Pedro (na verdade, um píer) e siga em direção ao sul.

Parada obrigatória no Museu da Gente SergipanaUm museu diferente, todo interativo, onde é possível conhecer um pouco mais da nossa história, fazer uma viagem virtual por lindas paisagens, com direito a criar poesia de cordel, aprender palavras regionais e viajar no tempo. Recomendo para todas as idades e garanto que as crianças vão amar!

Na saída, não deixe de provar as balinhas de coco da cafeteria, o beiju de tapioca e outras delícias. O fim de tarde por aqui é super agradável.

Ainda está com disposição?

Passei pelas ruas do bairro Praia 13 de Julho sentindo a organização desta capital projetada como um tabuleiro de xadrez. Por aqui você encontra um comércio muito variado e com preços bons. Fazer compras neste bairro é tudo de bom! Bateu fome ou sede, corra para a delicatessen Pand’oro e se acabe nos sucos, pães e lanches.

Cruze a avenida Francisco Porto e chegaremos ao Bairro Garcia, o mais nobre da cidade. O metro quadrado mais caro e disputado da cidade, assim como a Beira Mar. Quem recepciona o local é a charmosíssima Casa Alemã, uma doceria deliciosa e lindinha... realmente um mundo de delícias. (recomendo o camarão empanado e o docinho sonho de valsa). Mas tem saladas e almoço light super indicado também.

Aquela avenida – Jorge Amado, leva até o maior shopping da cidade- Jardins, passando pela agradável pracinha Luciano Barreto Júnior, local ponto de encontro dos pequenos.

Seguindo pela avenida Beira Mar, que na verdade é “beira o rio”, por toda a sua extensão, você verá um calçadão em que os aracajuanos praticam esportes ao ar livre (caminhadas, pedaladas, futevôlei, futebol de areia, patinação) regado a água de côco. Aliás, a cidade desfruta de uma enorme ciclovia por todos os lugares, sendo possível conhecer todos esses locais de bike, caso tenha disposição.

Há também o parque da Sementeira, local de caminhadas e passeio com crianças, totalmente seguro. Mais adiante, ainda na mesma avenida, está o Parque dos Cajueiros, muito agradável e com uma super estrutura totalmente gratuito.

Siga a beira mar até a orla de Atalaia, nosso maior cartão postal. E não é por menos: são 6 Km de extensão, com vários bares, restaurantes, hotéis e muita diversão.

Do lado norte, tem o Mundo da Criança (parque com carrossel, aluguel de brinquedos), o Kartódromo Emerson Fittipaldi e, em seguida, o Projeto Tamar (preservação de tartarugas), com seus animais marinhos.

Um pouco mais adiante, na praça das fontes luminosas, há a feira do turista, bem agradável. E logo ali estão espalhadas várias barracas de beiju de tapioca e torta de macaxeira.

No sentido sul, você encontra a Passarela do Caranguejo, com inúmeros barzinhos para desfrutar nosso prato principal. Tudo é motivo para quebrar caranguejo por aqui: encontrar amigos, bater papo, namorar...

O mais conhecido bar é o Amanda, além do temático Cariri (restaurante e casa de forró). Toda extensão da orla tem calçadão de ótima qualidade para pedalar e caminhar, além de quadras de esportes, complexo para a prática de skate, lagos com pedalinhos.

E para encerrar esse tour express, siga para as melhores praias da capital, no litoral sul. Isso porque a da Atalaia, apesar de famosinha, tem graaaande extensão de areia, pouca estrutura e um mar bem rebelde, com ondas fortes boa apenas para surfistas. Também é bem popular e nos finais de semana lota geral.

Depois da passarela do caranguejo siga para a Praia do Sossego, do Robalo, e desfrute da nossa super estrutura de bares, como já falei num outro post..... nossas praias de areias planas e águas mornas hummmmm.

E para fechar com chave de ouro, vá apreciar o pôr-do-sol na orla anônima. Esse lugar incrível merece um dia inteirinho. Leia também:

http://www.loucasporviagem.com.br/posts/aracaju-croa-do-gore-e-viral

http://www.loucasporviagem.com.br/posts/aracaju-stand-paddle

Espero que vocês tenham ficado com água na boca com tantas coisas boas por aqui.

E essa semana brindaremos várias vezes essa jovem cidade mostrando a todos os seus encantos, e desejando que ela continue esse lugar agradável de se viver e passear. Não há quem não goste!

*créditos das fotos para meu irmão, Marcio Brandi.

Categorias: 
Meus destinos

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esta pergunta serve para testar se você é um humano ou não para prevenir envios automáticos.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.